quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Aspectos Geomorfológicos da Serra da Boa Viagem

Desenho de: Marco Moreira

A Serra da Boa Viagem é constituída por uma sucessão de rochas mesozóicas (Jurássico), às quais se sobrepõem, em alguns locais, sedimentos recentes. Devido à acção das forças orogénicas, a Serra apresenta uma estrutura monoclinal, inclinada para sul. O flanco norte, abrupto, é essencialmente constituído por rochas carbonatadas e contacta por falha, com o extenso campo de dunas da região da Gândara; o flanco Sul, de recorte mais suave, é constituído litologicamente por sedimentos gresosos; o flanco ocidental, sobranceiro ao mar, constitui as falésias do cabo Mondego, formadas na sua maioria, por alternâncias de calcário. calcários margosos e margas do Jurássico médio e superior.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Serra da Boa Viagem - Referência Internacional

No sector ocidental da Serra da Boa Viagem (Cabo Mondego) aflora uma espessa série de sedimentos, que registam, de forma notável, alguns dos principais acontecimentos da História da Terra. Encontram-se com facilidade sedimentos marinhos como as amonites, um grupo extinto de moluscos cefalópodes. Os locais com registo sedimentar expressivo e com conteúdo elevado em amonites são locais de grande interesse para as ciências da terra, dado que testemunham com rigor um determinado intervalo de tempo da história da Terra. O Jurássico Médio do Cabo Mondego apresenta particularidades, sendo há muito considerado como referência, a nível internacional, nas discussões da especialidade.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Desenhos para Puzzle













Desenhos de:
Filipa Pequeno
Estes desenhos destinam-se à criação de um puzzle com o objectivo de incutir nas crianças um gosto pela natureza.

sábado, 28 de novembro de 2009

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Aderno

Desenho de: Carlos Cação

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Flor do Medronheiro


Desenho de: Mariana Parracho

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Fruto do Medronheiro

Desenho de: Carlos Cação

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Pisco de Peiro Ruivo

Desenho de: André Sério

Erithacus rubecula
Estatuto: Estival nidificante pouco comum.
Habitat: Áreas de vegetação muito densa como canaviais, margens de cursos de água e sebes.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Pisco de Peito Azul

Desenho de: Tânia Oliveira

Luscinia svecica
Estatuto: Migrador de passagem pouco comum e invernante raro.
Habitat: Caniçais e margens de cursos de água.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Pintassilgo

Desenho de : Camila

Carduelis carduelis
Estatuto: Residente nidificante pouco comum.
Habitat: Cursos de água com vegetação repícola, sobretudo amieiros e salgueiros.

Flor de Madresilva


Desenho de: Margarida Rigueira Almeida
Lonicera japonica
Arbusto tipo liana, semilenhoso, muito ramificado, sendo impossível a determinação de sua dimensão. Os ramos são verdes flexíveis, com folhas verdes verticiladas, ovais e macias ao toque. As flores são tubulares brancas que tornam-se amareladas, muito perfumadas. Floresce da primavera até o final do verão.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Lentisco


Desenho de: Daniela Pereira
Pistacia lentiscus L.
Arbusto dióico, que pode atingir 4 m. de altura, formando grandes moitas. Folhas paripinuladas e com sulcos resinosos aromáticos. Flores amareladas ou avermelhadas, em cachos simples. O fruto é uma drupa pequena, globolosa, primeiro avermelhada e negra quando madura, em cachos. Cresce nos matos charnecas e sebes. É ornamental e já muito utilizada em jardins, quer isolada para maciços e sebes, sendo pouco exigente em cuidados e tipos de solos. Floresce de Março a Junho.
Pistacia lentiscus L.

domingo, 18 de outubro de 2009

Pintassilgo


Desenho de:
Mariana Parracho

Pintassilgo



Desenho de:

Viviana Frutuoso

Guarda Rios

Desenho de: Diana Freitas
Alcedo atthis
Estatuto: residente nidificante pouco comum.
Habitat: Lagoas e cursos de água.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Bico de Lacre

Estrilda astrild
Estatuto: Residente nidificante e invernante pouco comum.
Habitat: Campos agrícolas com culturas cerealíferas, sebes e silvados próximos, caniçais e linhas de água com manchas de vegetação ripícola. Evita o pinhal.

Urze

Desenho de : Rute Cecílio
A família das Ericáceas tem uma distribuição quase mundial, se bem que os seus centros mais importantes são especialmente zonas temperadas ou frias. De flores pequenas e chamativas, muitas delas cultivam-se com plantas ornamentais. Costumam encontrar-se em solos ácidos e pobres, inibindo frequentemente com os seus restos, o crescimento das outras plantas. As suas raízes associam-se, em simbiose com fungos para assegurar o crescimento; esta associação das raízes com o micélio (“raízes” do fungo) chama-se micorriza.São arbustos, ou pequenas árvores com folhas simples alternadas ou em verticilios (as folhas podem estar agrupadas), sem estipulas. As flores são regulares ou ligeiramente irregulares, hermafroditas (possuem os dois sexos), com 4 ou 5 sépalas e pétalas, estas últimas, unidas numa só peça, tem 8 a 10 estames com as anteras. O pistilho (órgão feminino das plantas fanerogâmicas) é formado por 4 ou 5 folhas carpelares e produz um fruto seco que abre facilmente, em cápsula, carnosa ou em baga. Esta família é composta por dicoteledóneas lenhosas, com folhas simples e sem estipulas.; com flores hermafroditas com perianto (conjunto de pétalas e sépalas) duplo, total ou parcialmente petaloíde (com pétalas e sépalas indiferenciadas). Possui entre 4 a 10 estames livres, o ovário superior ou inferior, com um estilete. O fruto é capsular ou bocáceo e as suas sementes possuem albúmen.

sábado, 10 de outubro de 2009

Cegonha-Branca


Desenho de: Diana Freitas
Ciconia ciconia
Estatuto: Migradora de passagem rara.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Garça Branca



Desenho de: Viviana Frutuoso

Egretta garzetta

Estatuto: Invernante pouco comum.

Habitat: Lagoas e cursos de água.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

2009 - 2010



Neste ano lectivo o Projecto Rotas Ecológicas do Litoral vai continuar. Vamos intervencionar a Rota de Seiça e da Serra da Boa Viagem. As turmas envolvidas são 0 12.º Ano de Artes Visuais, turmas H e I.

domingo, 12 de julho de 2009

Felicidades Companheiros!

Caros Companheiros
O ano lectivo chega ao fim. Foram três anos na vossa companhia. Houve dias belos, dias amenos, dias calmos, diria até, dias felizes, muito felizes. Também houve dias de tempestade, de geada, de neve, de chuva e de frio. A todos vocês desejo que as vossas caminhadas futuras sejam produtivas, equilibradas e que abracem causas justas. Lembrem-se do imperativo Kantiano, lembrem-se que as éticas antropocêntricas são redutoras, lembrem-se da necessidade de ampliar o campo da ética no espaço e no tempo, lembrem-se que é imperioso um desenvolvimento sustentável.
E, principalmente, entreguem-se aos outros e sejam felizes.
elisa

terça-feira, 30 de junho de 2009

segunda-feira, 29 de junho de 2009

sexta-feira, 19 de junho de 2009

quarta-feira, 17 de junho de 2009

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Painéis Informativos




Painéis
Informativos
Rota das Salinas

Painéis Informativos






















Painéis Informativos
Rota do Megalitismo

Painéis Informativos








Painéis informativos da Rota de Maiorca.