quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Projecto Agir‐Ambiente 2008

Biodiversidade e Estilos de Vida

Enquadramento

O concelho da Figueira da Foz possui ecossistemas, biótopos e habitas muito ricos e diversificados, mas sujeitos a impactes, por vezes profundos, das áreas urbanas, industriais, portuárias e, também, do abandono e desleixo por desconhecimento e maus hábitos das populações.
Certas unidades territoriais mais sensíveis sofrem pressões diversificadas que põem em risco o equilíbrio natural e a biodiversidade, enquanto noutras a destruição de peças valiosas do património histórico‐cultural parece ter tomado um rumo irreversível.
A ausência de massa crítica e a fraca capacidade de iniciativa de cidadãos cada vez mais confinados ao espaço urbano, ao comodismo do automóvel e às monótonas e limitadoras experiências vivenciais em superfícies comerciais repletas.
Nessa medida, vinca‐se a necessidade de informar e sensibilizar as populações para a mudança de hábitos e para estilos de vida saudáveis, ao mesmo tempo que participam em programas de educação ambiental e de defesa do património que lhes permitam usufruir plena e racionalmente das paisagens e dos recursos naturais.

Sem comentários: